Profissionais motivados ajudam empresas a progredir

25/05/2010

Hoje, num mundo onde cada vez mais os equipamentos, os processos e as informações estão disponíveis para todos, acreditamos que o principal objetivo de qualquer desenvolvimento seja preencher a lacuna existente entre o que as pessoas realmente fazem e o que poderiam fazer se dessem o melhor de si.

A manutenção da motivação dos funcionários é também responsabilidade do líder e já começa no processo seletivo. Os mesmos foram adequadamente conduzidos? A pessoa certa foi alocada no momento certo na vaga oferecida? A integração será adequadamente conduzida? Os novos funcionários percebem motivos para se comprometer a médio/longo prazo? Esses motivos são realistas ou fantasiosos?

Para manter seus funcionários motivados, as empresas, juntamente com os seus líderes, devem investir numa adequada e eficaz gestão de pessoas, independentemente do seu porte ou ramo de atividade. Realizar ações esporádicas como levar todo mundo para assistir àquele palestrante animado que “levanta até defunto” ou reunir a turma em um churrasco de final de semana tem efeitos circunstanciais e limitados.

Uma liderança inteligente que emprega ferramentas de uma gestão de pessoas eficaz também incentiva a motivação visando manter um clima organizacional saudável, propiciando oportunidades de treinamento e desenvolvimento, praticando salários e benefícios atraentes, planejando carreiras juntamente com o funcionário, etc. Torna-se fundamental para o elevado nível motivacional a criação de canais de comunicação que incentivem participação, feedback, sugestões e o comprometimento com o bom andamento do negócio. Pessoas verdadeiramente motivadas podem ajudar sua empresa a produzir melhor, vender melhor, faturar melhor, etc.

Observando pessoas ao longo da minha carreira na área de Recursos Humanos, percebi que muitas delas se sentem desmotivadas por acreditarem que o local onde trabalham não apresenta perspectiva de crescimento. Entretanto, sabemos que a motivação é interna, pessoal e particular. Todo profissional precisa se conhecer ao ponto de poder julgar até quando compensa investir sua motivação num determinado negócio. Para obter sucesso profissional, é necessário estabelecer metas claras e atitudes positivas. O atual mercado de trabalho, competitivo e exigente, não tem espaço para gente desanimada, deprimida, desorientada. Se um profissional não tem o privilégio de fazer o que gosta, precisa pelo menos aprender a gostar do que faz. Pendências de ordem motivacional precisam ser resolvidas o mais rapidamente possível para que os profissionais possam investir as melhores energias no seu projeto de trabalho. 

 

Autor: Newton Ferreira – especialista em RH e psicólogo com especialização em orientação profissional
Fonte:
Fonte: Office3-Autor: Newton Ferreira -Revisão e Edição: Emily Canto Nunes

Voltar

 

 
» Destaques:


 
» Newsletter
Receba em primeira mão as novidades, cursos e notícias pelo seu e-mail.
 
Nome:
E-mail:


Rua Desembargador João Paes, 197 Sala 302 Empresarial Spazio Boa Viagem PE CEP 51021-360
(81) 3076.6025 ,
99824.8403 • www.recife.treineconsultoria.com.br   e-mail: josefernandodeandrade@uol.com.br